quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Desculpe, importa-se de fechar a boca se faz favor? Obrigada.


Ontem, já estava a chegar a International e ainda ia a pensar como o meu novo dentista é simpático e educado. Fui interrompida pelos barulhos da minha barriga que juntamente com um desejo de me vingar de uma certa inveja alimentar que me tinham feito no café horas antes, levou-me ao bar. Cheguei e uma senhora muito simpática perguntou-me o que queria. -Um croissant misto aquecido se faz favor. Enquanto esperava tive oportunidade de reparar na única pessoa que se encontrava nas mesas. Um rapaz que estava a comer as suas gomas de boca completamente aberta projectando o barulho pela pequena sala. Um barulho extradionariamente agradável como calculam. -Aqui está. Mais alguma coisa?-Não, obrigada. Paguei e sentei-me o mais longe do tal rapaz, mas rapidamente me apercebi que a distância não era suficiente para não ter que suportar o barulho da sua trituração. No exacto momento em que me dedicava a calcular o tempo que o rapaz levaria a mascar o seu saco de gomas todo, entra uma rapariguinha. -Quero 3linguas de coca cola e 2pastilhas! disse para a senhora, que a serviu. -Mais alguma coisa?-Não. -São 60cnts. Pagou e saiu. Senti-me uma daquelas velhas com quem já gozei por estarem sempre a darem aulas de etiqueta, quando me invadiu uma súbita vontade de seguir a miuda e lhe gritar -Oh menina na minha terra também se usa se faz favor e obrigada! Mas não fui. E fiquei a acabar o meu croissant com o moço que gosta de manifestar sonoramente a primeira fase da sua digestão. If you pop thah gum one more time... And he did. So i took the shotgun off the wall and fired two warning shots. I-n-t-o h-i-s h-e-a-d. Não me faltou vontade. Estava realmente chateada com o mix boca aberta/menina mal educada. Acabei a minha mastigação (silenciosamente e de boca fechada) e sai do bar. Quando ia a subir as escadas um pobre miúdo chocou contra mim. Agora acho que ele me ia pedir desculpas. Mas a minha precipitação isto- é-tudo-uma-corja-de-mal-educados, levou-me institiva e imediatamente a proferir num tom de voz algo alto -Cuidado!!!! Já nem se olha para onde anda?E para a próxima pede-se desculpa! Muito pedantemente arranquei. Claro que não demorei 3segundos a perceber que tinha exagerado. Desculpei-me com o facto de estar enojada pelo poder de mastigação do miúdo do bar. Mas sabia que não tinha desculpa. Nenhum de nós tem desculpa para ser mal educado com outra pessoa. Se tivéssemos estaríamos a criar um ciclo vicioso no qual desculpávamos a nossa acção com a que anteriormente tinhamos criticado. Devemos agir sempre de forma a que a nossa acção se possa tornar máxima universal, dizia-me o Kant hoje na aula de filosofia. Pena que nem todos o façam. Lembrei-me da simpatia do pessoal do dentista. É assim que tem que ser. Uns empurram para um lado e os outros para o outro. É por isso que o mundo não vira.


Não vos contei esta minha tarde peculiar em vão. Para além de não ter encontrado nada melhor para cumprir uma promessa que fiz, queria partilhar o facto de ter descoberto que hoje já não se pede se faz favor. Nem se agradece. Claro que também ja não nos precisamos de preocupar em ensinar os nossos filhos a preservarem a sanidade mental do que os rodeia ao fecharem a boca enquanto comem. E também não é preciso pedirmos licença para mudarmos um segundo da vida das pessoas. Pedimos (quase em tom de exigência) o queremos, pagamos e saimos. Está fora de moda agradecer e ter educação. Não percebes?!Já nao se usa... É claro que um mundo cheio de gente sempre a pedir lincença, a desfazer-se em desculpas a ponto de irritarem e que agradece tanto que em vez de adeus diz obrigado também é demais, mas o mínimo indespensável não faz mal a ninguém.
Até porque se empurrarmos todos para o mesmo lado não viramos.

Andamos para a frente.

(bámos embora filosofia-acho que tem estes efeitos colaterais!)

4 Comments:

Blogger R. said...

adorei esse teu texto, Ana. alias, sei exactamente o que é presenciar essas situações. quer a da mastigação que so me da vontade de vomitar, quer a da má educação que se vê hoje em dia.

és tu com a filosofia e eu com a biologia. beijinhos. vou estudar :\

5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CELL BLOCK TANGO!!!!!!!!!!!!!!! sem duvida uma das minha musicas favoritas...sei de cor AHAHAHAH
e essa mastigação toda lembra-me uma historia muito triste...quando eu andaba no 5ano...tinha uma rapaz xamado carlos na turma e ele gostava de mim...sim ele era desses que comia muitas gomas de boca aberta todos os dias!!! e todos os dias me oferecia um saco de gomas para eu comer tb xD de preferencia daqueles colares( que ate erma bons) ahhh e eu não gosto nada de gomas!!!
e mais...ele tinha uma bola chamada patricia...(estou a ver uma enorme gota na vossa cabeça nesta momento:P) um belo dia essa bola foi para ao esgoto...entao andavam pela escola a gritas A PATRICIA CAIU NO ESGOTO!!!
AHAHAHAHAHAH belas historias da minha infancia :P
*************************

9:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas desde qd é q tu tens permissão pa escrever aqui? Nem se pede por favor nem nd.. Pensei q tinhas posto um "T" definitivo no mundo bloguistico!
I just hope you never do, or I will have 2 take the shotgun off the wall and fire two warning shots. I-n-t-o y-o-u-r h-e-a-d.
(and you can say what you want but it wont change my mind.. You'll still have 2 holes in your head)

11:09 da tarde  
Blogger s3rendipity said...

k saudades de vir aqui... :) k belissimo final... beijinhos... both of u :)

2:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home